networkingCompreender o que é de fato networking pode fazer toda diferença na forma de se implementar esta prática no dia-a-dia. Entende-se por networking: rede de relacionamentos. E no seu conceito verdadeiro não se trata absolutamente de autopromoção, venda e agir de modo interesseiro, mas sim da construção de relacionamentos, os quais se obtém ao longo da vida pessoal e profissional. Relacionamentos estes, baseados em confiança e gosto por conviver.
Uma rede de relacionamento bem construída é garantia de benefício mútuo. Para conquistar uma rede de relacionamentos verdadeira e duradoura é necessário compreender que a rede é fruto de 3 pilares fundamentais, quais sejam: Reputação, Reciprocidade e Altruísmo (fonte: Davenport & Prusak).
Reputação está relacionado a marca que você deixou nos lugares onde passou. Reflita se você deixou boas lembranças por onde andou. O que as pessoas diriam de você? Agiu de modo ético, transparente, responsável… Construa sua marca!
Reciprocidade está ligado a capacidade que temos em ser um elemento de troca nas relações. Aqui estou falando de uma condição genuína de dar e receber, sejam informações, escuta, conselhos, amizade, feedback, sugestões, novos contatos… Reflita se você se preocupou com as pessoas, ofertando algo ou recebendo, de coração aberto. Invista em compartilhar!
Altruísmo está relacionado a máxima “fazer o bem sem ver a quem”. Agir com altruísmo é agir sem esperar nada em troca. Seja solidário!
Se houve um cuidado com estes pilares, possivelmente você nunca estará sozinho, mesmo nos momentos mais desafiadores. Isto também significa que sempre disporá de oportunidades de crescimento pessoal e profissional, desde um novo trabalho, uma promoção, uma referência, um bom negócio, uma indicação valiosa, uma informação de mercado, uma escuta ativa ou um bate-papo alegre e enriquecedor, entre outros.
É importante lembrar que a rede só funciona se você cuidar do que construiu, mantendo seus contatos ativos e ampliando suas relações. Se dedicar a formação de vínculos que tragam emoções positivas, estar presente, ser sempre uma fonte de escuta e resolução de problemas, são boas formas de ser lembrado.
Ter um bom networking não requer investimento financeiro, mas requer investimento pessoal no seu capital social. Se você quer colher frutos de suas relações, mostre que é alguém com quem vale conviver!

*Elaine Zanetti é diretora e Coach na Zanetti Coaching, Pós-Graduada em Planejamento e Gestão de Negócios pela FAE-PR, Graduada em Psicologia pela PUC-PR e Certificada em Coaching pelo ICI.

Recommended Posts