servicosliderHá muitas definições sobre Marketing Pessoal, mas na vida profissional este tema está ligado diretamente a duas palavras-chave: Visibilidade e Credibilidade. A Visibilidade diz respeito ao quanto uma pessoa é vista e principalmente lembrada pelos outros como referência em sua área de atuação. A visibilidade pode ser medida de acordo com a quantidade de divulgação que uma pessoa tem no meio em que vive, e que pode ser articulada por outras pessoas que acabam sendo seu “vendedor profissional” e agente divulgador diante do mercado de trabalho.

A abrangência e a velocidade com que isto é feito dará a um profissional maior ou menor visibilidade e conseqüentemente dimensionará seu Marketing Pessoal. A credibilidade está diretamente ligada à visibilidade, pois é preciso ser visto e lembrado como uma referência enquanto profissional na sua área de atuação, ético e sério naquilo que faz. A credibilidade está ligada a competência, “entrega de resultados” e bom desempenho.

Visto desta forma, Marketing Pessoal não é uma ferramenta política, falsa ou interesseira, pois está baseada na verdade que é divulgada pela própria pessoa e divulgado pelos que com ela convivem.

O Marketing Pessoal é uma estratégia individual para atrair e desenvolver contatos e relacionamentos interessantes do ponto de vista pessoal e profissional, bem como para dar visibilidade a características, habilidades e competências relevantes na perspectiva da aceitação e do reconhecimento por parte de outros.

Há alguns elementos fundamentais para a prática do marketing pessoal:
– A qualidade das atitudes emocionais com os outros;
– A formação de uma boa rede de relacionamentos/networking;
– A comunicação e o relacionamento interpessoal;
– O correto posicionamento da imagem;
– A prática de ações de suporte, ajuda e incentivo para com as outras pessoas.

Estes elementos são importantes porque dão ao Marketing Pessoal o viés da credibilidade e visibilidade que comentamos no início de nosso artigo. Além deles, você pode estar atento a algumas dicas para se aprimorar:

– Saber utilizar, de forma coerente e consistente, as novas tecnologias, a mídia e o marketing como ferramentas estratégicas, valorizando a imagem que se pretende transmitir.
– Ter criatividade e uma certa dose de coragem para criar motivos para interagir com as pessoas e aparecer.
– Criar fatos que virem notícias e divulgá-las. Estar sempre presente, visível, acessível e “antenado” com o mundo, com as pessoas, sem esquecer-se de que tudo deve ser feito com moderação e bom-senso.
– Ser um diferencial na sua atuação profissional.
– Construir uma marca pessoal no universo onde atua, sendo essa a sua principal ferramenta para se posicionar diante dos desafios.
– Controlar suas emoções, pois elas são muito importantes para mostrar o seu envolvimento ou comprometimento com o tema que está sendo tratado.

 

Susane Zanetti

*Mestre em Gestão Empresarial (FGV/ENAPE); Pós-graduada em RH (FAE); Graduada em Psicologia (UFPR); Atualmente é Coach/Diretora da Zanetti Coaching e Presidente da ABRH-PR (Gestão 2016-2018).

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