Você está visualizando atualmente Saúde não tem preço! Por Elaine Zanetti

Saúde não tem preço! Por Elaine Zanetti

Saúde não tem preço! 

Por Elaine Zanetti

saude

No decorrer do ano de 2017, principalmente no segundo semestre nos deparamos com reportagens e muitas matérias em revistas abordando o tema da saúde física e mental do trabalhador, bem como o impacto dos problemas de saúde na vida das pessoas, seja pessoal ou profissional.

Sabemos que existem muitos recursos para os cuidados com a saúde, dentro e fora das organizações. O fato é que mesmo com todos os recursos disponíveis para prevenção a doenças, as pessoas vem adoecendo, grande parte por conta de estresse. Segundo a Universidade Harvard, 80% de todas as consultas médicas no mundo tem relação direta com o estresse vivido pela humanidade, no cotidiano.

A doença mental vem crescendo atrelada a falta de satisfação no trabalho e o esforço contínuo em responder às demandas que vivemos em nosso dia-a-dia. Depressão, ansiedade, pânico, insônia entre outras, passaram a ser doenças tão incapacitantes quanto obesidade, problemas no coração e pressão, e assim por diante. Este é um alerta de que os cuidados não podem se restringir ao nosso físico, mas também ao equilíbrio da mente.

Muito se fala da conscientização, com base na tríade: boa alimentação, movimento e saúde mental. Mas muitos não internalizam que vive mais e melhor quem tem um estilo de vida equilibrado e saudável. E quando se dão conta, já estão doentes…

Aproveite o final do ano para pensar sobre sua saúde mental e física. Algumas perguntas para provocar reflexões:

  • O que você fez por sua saúde física este ano? Que resultados obteve?
  • Que contribuições você levou para seu trabalho? Fez planejamento de sua carreira? Cursos que realizou… Que resultados obteve?
  • Como equilibrou sua vida familiar e social? O que fez que deu certo?
  • De que forma implementou atividades de lazer e hobby?
  • Que estratégias utilizou para controlar suas emoções, manter a autoconfiança e evitar o estresse?
  • Qual é o seu propósito de vida?
  • Seu tempo foi bem administrado? No que deixou de dar a devida atenção?
  • Em que aspectos você precisa se desenvolver em 2018 para atingir mais resultados em prol da sua saúde como um todo? Quais serão seus objetivos?
  • Qual é realmente o primeiro passo que você dará para ir buscar o seu melhor ano de todos?

Não espere tão somente ações da empresa onde trabalha ou um empurrão de quem está ao seu redor. Seja você o protagonista do seu bem-estar. Previna-se, cuide do seu corpo de sua mente, tire os planos do papel e faça 2018 ser incrível.  A escolha de ser saudável é de cada um! Complete a lista de objetivos acima, coloque metas para implementar e seja fiel a si mesmo. Porque saúde não tem preço! Boa sorte!

 

*Elaine Zanetti é diretora e Coach na Zanetti Coaching, Pós-Graduada em Planejamento e Gestão de Negócios pela FAE-PR, Graduada em Psicologia pela PUC-PR e Certificada em Coaching pelo ICI – Integrated Coaching Institute.