O IMPACTO DO AUTOCONHECIMENTO NA LIDERANÇA

servicos05Muito se fala sobre a importância do autoconhecimento na vida e na carreira, simplesmente porque é a única forma de elevar o patamar de consciência, de autoestima e consequentemente, de melhor performance. E se, ampliarmos isto para Liderança, não há como ser um bom líder no mundo corporativo sem saber exatamente o impacto de sua forma de funcionar nas pessoas que estão ao seu redor.  Sem dúvida alguma, os líderes são, ou deveriam ser os primeiros a darem seus próprios exemplos de entrega pessoal, para se submeterem a uma análise de sua forma de se comportar. Se eles fizerem a sua parte, certamente os seus liderados se sentirão encorajados para se entregarem também ao processo de autoconhecimento e de mudança.

O bom líder além de um amplo conhecimento técnico deve buscar conhecer a si mesmo, mergulhando dentro de si, na busca de respostas que o levam a adotar determinadas reações. Isto porque o autoconhecimento nos faz compreender a respeito de nossas reações diante de determinada situação, tornando-nos capazes de fazer escolhas mais conscientes, que nos levarão há uma satisfação e sentido de vida cada vez mais significativo e satisfatório.

Nestes tempos de adversidades, stress, e burn out, buscar o desenvolvimento emocional e autoconsciência, propicia uma condição de lidar com estas situações e principalmente preservar e alavancar o nosso potencial.

As corporações e as pessoas têm buscado alternativas para trabalhar o lado comportamental e uma das vertentes é investir no autoconhecimento. Um líder com bom autoconhecimento sabe responder perguntas como:

– Que tipo de pressão ou clima eu crio ao meu redor?
– Como líder, procuro reconhecer minhas falhas?
– Tenho conhecimento dos meus pontos fortes e fracos?
– Quando acordo de manhã e me olho no espelho, vejo a pessoa que eu gostaria de ser?
– Eu reconheço que os meus liderados tem potencial limitado e por isso lido bem com as minhas expectativas e evito frustrações?
– O que me levou a me irritar? O que me levou a criticar? Consigo comunicar com clareza?

As perguntas acima auxiliam a manter um nível apurado de consciência de nossos estados interiores e principalmente, saber fazer a gestão destes estados. Veja algumas dicas para desenvolver o seu autoconhecimento:

– Esteja aberto a se conhecer e buscar feedbacks de terceiros.
– Procure se informar sobre ferramentas que propiciem o autoconhecimento.
– Faça Coaching ou Terapia.
– Responsabilize-se pela própria vida.
– Conheça e utilize competências positivas.
– Conheça e administre suas limitações.
– Entre em contato com seus sentimentos.
– Identifique suas intenções e preste atenção em seus atos.

O autoconhecimento é fundamental porque as características pessoais influenciam diretamente no alcance do sucesso, seja profissional ou pessoal. E certamente o Autoconhecimento pode alavancar sua Liderança! Então, sinta-se motivado a se conhecer!

 

*Mestre em Gestão Empresarial (FGV/ENAPE); Pós-graduada em RH (FAE); Graduada em Psicologia (UFPR); Atualmente é Coach/Diretora da Zanetti Coaching e Presidente da ABRH-PR (Gestão 2016-2018).