Saúde não tem preço!
Por Elaine Zanetti
No decorrer do ano de 2017, principalmente no segundo semestre nos deparamos com reportagens e muitas matérias em revistas abordando o tema da saúde física e mental do trabalhador, bem como o impacto dos problemas de saúde na vida das pessoas, seja pessoal ou profissional.
Sabemos que existem muitos recursos para os cuidados com a saúde, dentro e fora das organizações. O fato é que mesmo com todos os recursos disponíveis para prevenção a doenças, as pessoas vem adoecendo, grande parte por conta de estresse. Segundo a Universidade Harvard, 80% de todas as consultas médicas no mundo tem relação direta com o estresse vivido pela humanidade, no cotidiano.
A doença mental vem crescendo atrelada a falta de satisfação no trabalho e o esforço contínuo em responder às demandas que vivemos em nosso dia-a-dia. Depressão, ansiedade, pânico, insônia entre outras, passaram a ser doenças tão incapacitantes quanto obesidade, problemas no coração e pressão, e assim por diante. Este é um alerta de que os cuidados não podem se restringir ao nosso físico, mas também ao equilíbrio da mente.
Muito se fala da conscientização, com base na tríade: boa alimentação, movimento e saúde mental. Mas muitos não internalizam que vive mais e melhor quem tem um estilo de vida equilibrado e saudável. E quando se dão conta, já estão doentes…
Aproveite o final do ano para pensar sobre sua saúde mental e física. Algumas perguntas para provocar reflexões:
- O que você fez por sua saúde física este ano? Que resultados obteve?
- Que contribuições você levou para seu trabalho? Fez planejamento de sua carreira? Cursos que realizou… Que resultados obteve?
- Como equilibrou sua vida familiar e social? O que fez que deu certo?
- De que forma implementou atividades de lazer e hobby?
- Que estratégias utilizou para controlar suas emoções, manter a autoconfiança e evitar o estresse?
- Qual é o seu propósito de vida?
- Seu tempo foi bem administrado? No que deixou de dar a devida atenção?
- Em que aspectos você precisa se desenvolver em 2018 para atingir mais resultados em prol da sua saúde como um todo? Quais serão seus objetivos?
- Qual é realmente o primeiro passo que você dará para ir buscar o seu melhor ano de todos?
Não espere tão somente ações da empresa onde trabalha ou um empurrão de quem está ao seu redor. Seja você o protagonista do seu bem-estar. Previna-se, cuide do seu corpo de sua mente, tire os planos do papel e faça 2018 ser incrível. A escolha de ser saudável é de cada um! Complete a lista de objetivos acima, coloque metas para implementar e seja fiel a si mesmo. Porque saúde não tem preço! Boa sorte!
*Elaine Zanetti é diretora e Coach na Zanetti Coaching, Pós-Graduada em Planejamento e Gestão de Negócios pela FAE-PR, Graduada em Psicologia pela PUC-PR e Certificada em Coaching pelo ICI – Integrated Coaching Institute.