Saúde não tem preço! 

Por Elaine Zanetti

saude

No decorrer do ano de 2017, principalmente no segundo semestre nos deparamos com reportagens e muitas matérias em revistas abordando o tema da saúde física e mental do trabalhador, bem como o impacto dos problemas de saúde na vida das pessoas, seja pessoal ou profissional.

Sabemos que existem muitos recursos para os cuidados com a saúde, dentro e fora das organizações. O fato é que mesmo com todos os recursos disponíveis para prevenção a doenças, as pessoas vem adoecendo, grande parte por conta de estresse. Segundo a Universidade Harvard, 80% de todas as consultas médicas no mundo tem relação direta com o estresse vivido pela humanidade, no cotidiano.

A doença mental vem crescendo atrelada a falta de satisfação no trabalho e o esforço contínuo em responder às demandas que vivemos em nosso dia-a-dia. Depressão, ansiedade, pânico, insônia entre outras, passaram a ser doenças tão incapacitantes quanto obesidade, problemas no coração e pressão, e assim por diante. Este é um alerta de que os cuidados não podem se restringir ao nosso físico, mas também ao equilíbrio da mente.

Muito se fala da conscientização, com base na tríade: boa alimentação, movimento e saúde mental. Mas muitos não internalizam que vive mais e melhor quem tem um estilo de vida equilibrado e saudável. E quando se dão conta, já estão doentes…

Aproveite o final do ano para pensar sobre sua saúde mental e física. Algumas perguntas para provocar reflexões:

  • O que você fez por sua saúde física este ano? Que resultados obteve?
  • Que contribuições você levou para seu trabalho? Fez planejamento de sua carreira? Cursos que realizou… Que resultados obteve?
  • Como equilibrou sua vida familiar e social? O que fez que deu certo?
  • De que forma implementou atividades de lazer e hobby?
  • Que estratégias utilizou para controlar suas emoções, manter a autoconfiança e evitar o estresse?
  • Qual é o seu propósito de vida?
  • Seu tempo foi bem administrado? No que deixou de dar a devida atenção?
  • Em que aspectos você precisa se desenvolver em 2018 para atingir mais resultados em prol da sua saúde como um todo? Quais serão seus objetivos?
  • Qual é realmente o primeiro passo que você dará para ir buscar o seu melhor ano de todos?

Não espere tão somente ações da empresa onde trabalha ou um empurrão de quem está ao seu redor. Seja você o protagonista do seu bem-estar. Previna-se, cuide do seu corpo de sua mente, tire os planos do papel e faça 2018 ser incrível.  A escolha de ser saudável é de cada um! Complete a lista de objetivos acima, coloque metas para implementar e seja fiel a si mesmo. Porque saúde não tem preço! Boa sorte!

 

*Elaine Zanetti é diretora e Coach na Zanetti Coaching, Pós-Graduada em Planejamento e Gestão de Negócios pela FAE-PR, Graduada em Psicologia pela PUC-PR e Certificada em Coaching pelo ICI – Integrated Coaching Institute.

 

 

Recommended Posts