Por Susane Zanetti

dicas como criar novos hábitos

Certamente já passamos por muitas transições e mudanças em nossas vidas. E talvez você já saiba que a melhor saída para estes momentos é ir para um “lugar” de desenvolvimento e criar novos hábitos. Esta solução será melhor potencializada ainda, se além dos momentos de mudanças impostas, você tem o costume de criar novos hábitos espontaneamente. Ou seja, transições, mudanças ou crises, normalmente são aceleradoras de novos hábitos, mas se isso já corre em suas veias o seu arranque será maior. Outro ponto interessante é que será mais fácil passar por esta fase se você identificar os seguintes pontos:

  • Como é a sua forma de reagir;
  • Em que medida suas emoções se manifestam;
  • Como seu pensamento atua neste momento.

Inicialmente, vamos identificar o que realmente pode fazer a diferença na criação de um novo hábito. O primeiro é ter a intenção de implementação. Conheça de fato a sua vontade, ela é o primeiro passo para a mudança de comportamento. O segundo é a consciência da realidade, saber quais hábitos eu tenho, se são virtuosos ou não e quais os novos hábitos  que quero  realmente  desenvolver. E lembre-se, é mais fácil construir um novo hábito do que mudar um antigo, porque é mais fácil criar novas conexões no cérebro do que mudar a conexão já existente.

Outro aspecto é avaliar se a transição é passageira ou definitiva. A clareza disso apoia muito a questão emocional, que na criação de novos hábitos tem papel fundamental. Em cenário de estresse há uma tendência a alteração emocional e a um superdimensionamento das emoções. Identificar como está seu repertório emocional para lidar com crises ou mudanças é decisivo para criar novos hábitos, pois no inicio sempre há um desconforto e uma desconfiança, “será que vou conseguir”? Assim, torne a sua emoção a sua aliada e faça acordos com ela. Conhecer e elaborar as emoções para um pensamento consciente ajuda a construir comportamentos que o apoiam no alcance dos seus resultados.

Dicas para criar novos hábitos:

  1. Conheça a sua intenção e os benefícios que serão alcançados.
  2. Reconheça as emoções que emergem nas transições.
  3. Determine ações especificas e passo a passo para começar.
  4. Treine para construir o hábito.
  5. Reforce seus acertos.
  6. Veja o erro como correção de rota.
  7. Acompanhe para consolidar o hábito.
  8. Tenha disciplina e persista, um novo hábito exige tenacidade!

Finalmente, poucas pessoas realmente se atrevem a começar novos hábitos e a antecipar-se, normalmente respondem na mesma medida, mas há os que demoram porque paralisam frente a transições intensas ou severas. Então faça diferente! Que tal começar a ter o costume de criar novos hábitos?

 

*Susane Zanetti é diretora e Coach na Zanetti Coaching. Mestre em Gestão Empresarial pela FGV/EBAPE. Pós-Graduada em RH pela FAE Business School.  Graduada em Psicologia pela UFPR e Certificada em Coaching pelo ICI e Pro-Fit. Certificação em Coaching de Carreira – Integrated Coaching   Institute® (ICI). Especialização em Neurocoaching pelo NeuroLeadership Institute Brasil na Fellipelli Consultoria. Certificação no Curso de Imersão em Neurociência com Prof. Dra. Carla Tieppo.

 

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