Texto por Susane Zanetti*
Obter uma cultura do bem-estar tem sido a questão de maior prevalência nos dias atuais. E justamente por essa importância, pessoas e organizações tem buscado informações sobre o que fazer e como construir esta cultura. Então, vamos explorar os vários aspectos deste tema e ver as dicas para implementar.
Começando por nós como indivíduos, a primeira coisa a fazer é cuidar de nossa maratona de vida de forma integral: sua saúde física e emocional, seu trabalho, seu lazer, sua autoestima, seus relacionamentos e apoio aos que estão ao seu redor. Destaque para um “pensar positivo e agir positivo”, conectado com seus valores e seus ideais, vivendo uma vida plena de consciência do que é o seu bem-estar. E destaque também para as relações, pois se é por elas que adoecemos, é por elas que nos curamos.
Nas organizações, não menos complexo, uma cultura do bem-estar, envolve sutilezas de esfera maior, pois envolve muitos interlocutores. Lembremos que ter um ambiente saudável, resulta em: maior produtividade/lucratividade, retém de talentos, favorece pessoas felizes pelo trabalho que realizam e pela empresa onde trabalham.
E como podemos avançar neste tópico? Seguem algumas dicas:
- Conscientizar as lideranças sobre o seu papel no desenvolvimento de uma cultura de bem-estar. E somado a isso, é essencial incentivar as lideranças para deixarem de lado pensamentos e hábitos antigos. Além disso, é preciso que elas influenciem as equipes a participarem dos programas que a empresa possui neste sentido.
- Desenvolver programas com foco na qualidade de vida do trabalhador.
- Oferecer condições de equilíbrio entre o profissional e o pessoal. Horários flexíveis ou a possibilidade de trabalhar home office são duas alternativas cada vez mais utilizadas.
- Incentivar bons relacionamentos. Manter um bom relacionamento interpessoal ajuda não apenas na execução das tarefas, mas também deixa o ambiente mais leve, saudável e o clima organizacional muito melhor. Aprofunde-se neste link usado como fonte: https://site.vidalink.com.br/site/blog/2211/cultura-de-bem-estar-na-empresa-confira-o-que-fazer-para-construir/
Assim, seja no âmbito do indivíduo ou das organizações, a construção de uma cultura do bem-estar passa por uma cultura do cuidado, da intenção de ser generoso consigo e com os outros, na intenção de viver uma trajetória de respeito ao ser humano. Como diz Mario Sergio Cortella “A vida é muito curta para ser pequena”. Então faça algo mais fácil: descomplique, e viva uma vida grande!
*Susane Zanetti é diretora e Coach na Zanetti Coaching. Mestre em Gestão Empresarial pela FGV/EBAPE. Pós-Graduada em RH pela FAE Business School. Graduada em Psicologia pela UFPR e Certificada em Coaching pelo ICI e Pro-Fit. Certificação em Coaching de Carreira – Integrated Coaching Institute® (ICI). Especialização em Neurocoaching pelo NeuroLeadership Institute Brasil na Fellipelli Consultoria. Certificação no Curso de Imersão em Neurociência com Prof. Dra. Carla Tieppo.