Por Susane Zanetti
Certamente já passamos por muitas transições e mudanças em nossas vidas. E talvez você já saiba que a melhor saída para estes momentos é ir para um “lugar” de desenvolvimento e criar novos hábitos. Esta solução será melhor potencializada ainda, se além dos momentos de mudanças impostas, você tem o costume de criar novos hábitos espontaneamente. Ou seja, transições, mudanças ou crises, normalmente são aceleradoras de novos hábitos, mas se isso já corre em suas veias o seu arranque será maior. Outro ponto interessante é que será mais fácil passar por esta fase se você identificar os seguintes pontos:
- Como é a sua forma de reagir;
- Em que medida suas emoções se manifestam;
- Como seu pensamento atua neste momento.
Inicialmente, vamos identificar o que realmente pode fazer a diferença na criação de um novo hábito. O primeiro é ter a intenção de implementação. Conheça de fato a sua vontade, ela é o primeiro passo para a mudança de comportamento. O segundo é a consciência da realidade, saber quais hábitos eu tenho, se são virtuosos ou não e quais os novos hábitos que quero realmente desenvolver. E lembre-se, é mais fácil construir um novo hábito do que mudar um antigo, porque é mais fácil criar novas conexões no cérebro do que mudar a conexão já existente.
Outro aspecto é avaliar se a transição é passageira ou definitiva. A clareza disso apoia muito a questão emocional, que na criação de novos hábitos tem papel fundamental. Em cenário de estresse há uma tendência a alteração emocional e a um superdimensionamento das emoções. Identificar como está seu repertório emocional para lidar com crises ou mudanças é decisivo para criar novos hábitos, pois no inicio sempre há um desconforto e uma desconfiança, “será que vou conseguir”? Assim, torne a sua emoção a sua aliada e faça acordos com ela. Conhecer e elaborar as emoções para um pensamento consciente ajuda a construir comportamentos que o apoiam no alcance dos seus resultados.
Dicas para criar novos hábitos:
- Conheça a sua intenção e os benefícios que serão alcançados.
- Reconheça as emoções que emergem nas transições.
- Determine ações especificas e passo a passo para começar.
- Treine para construir o hábito.
- Reforce seus acertos.
- Veja o erro como correção de rota.
- Acompanhe para consolidar o hábito.
- Tenha disciplina e persista, um novo hábito exige tenacidade!
Finalmente, poucas pessoas realmente se atrevem a começar novos hábitos e a antecipar-se, normalmente respondem na mesma medida, mas há os que demoram porque paralisam frente a transições intensas ou severas. Então faça diferente! Que tal começar a ter o costume de criar novos hábitos?
*Susane Zanetti é diretora e Coach na Zanetti Coaching. Mestre em Gestão Empresarial pela FGV/EBAPE. Pós-Graduada em RH pela FAE Business School. Graduada em Psicologia pela UFPR e Certificada em Coaching pelo ICI e Pro-Fit. Certificação em Coaching de Carreira – Integrated Coaching Institute® (ICI). Especialização em Neurocoaching pelo NeuroLeadership Institute Brasil na Fellipelli Consultoria. Certificação no Curso de Imersão em Neurociência com Prof. Dra. Carla Tieppo.
Confira mais artigos clicando aqui