Por Zanetti Coaching
A autossabotagem pode ser o seu maior inimigo na criação de um projeto novo ou construção de uma meta. Mesmo inconscientemente, você provavelmente já se sabotou em algum momento da sua vida profissional ou pessoal.
Você sabe o que é autossabotagem? Autossabotagem nada mais é do que todas as atividades e atitudes forjadas que você toma sem perceber por medo de diversos fatores, entre eles a responsabilidade.
Mas como acabar com essa autossabotagem? A dica principal é: repense as suas atitudes. As ações que você toma estão sendo benéficas para a sua vida profissional e pessoal? Por conta disso, o objetivo principal desse texto é reunir algumas dicas que possam ajudar você a repensar melhor suas atitudes e deixar de lado a autossabotagem.
Confira abaixo as sugestões que a Zanetti Coaching considera importantes para alcançar objetivos de forma determinada:
1 – Crie uma estratégia para alcançar os seus objetivos
Você em algum momento já se sentiu desmotivado ou sem rumo para alcançar os seus objetivos? Ser organizado e ter os seus objetivos descritos claramente pode te ajudar. É a partir da lista de metas estabelecidas que você irá analisar e criar estratégias adequadas individualmente.
2 – Estabeleça um prazo para realizar cada objetivo/atividade
De nada adianta ter todas as suas metas e estratégias listadas sem um prazo limite para cumprir cada uma. É de extrema importância estabelecer prioridades e datas que sejam compatíveis com cada objetivo, pensando sempre no próximo passo e tendo em mente os benefícios que as metas realizadas trarão à sua vida.
3 – Determine novas ideias e aja
Quantas vezes uma ideia não deu certo? Pensar em novas ideias e agir são as atitudes principais para superar a autossabotagem. Mesmo que você não tenha uma estratégia 100% definida, ainda sim é importante tentar. Afinal, somente tentando que será possível visualizar de forma mais clara e sair da zona de conforto que a autossabotagem proporciona.
4 – Elimine frases negativas do seu dia a dia
A nossa última dica, porém tão importante quanto às outras, é: elimine as frases negativas do seu dia a dia. As frases negativas e a autossabotagem trabalham juntas! Quantas vezes você nem tentou algo pois já imaginava que não ia dar certo ou até mesmo não tinha muito esperança no projeto? É justamente por isso que eliminar os pensamentos negativos é tão importante para quem busca se livrar de vez da autossabotagem.
A autossabotagem é uma barreira que afeta muitas pessoas, podendo causar problemas graves tanto na vida profissional quanto na pessoal. É fundamental ter em mente que a autossabotagem pode vir de forma inconsciente e que se você não conseguir reverter a situação é completamente normal e saudável buscar ajuda.
Finalizamos o texto com uma frase de Bernardo Stamateas, psicólogo e autor de diversos livros de comportamento e autoajuda: “A felicidade não é algo que alcançamos, e sim conduzimos; não depende do contexto, mas de nossa determinação para superarmos as dificuldades e desfrutarmos a vida”