O episódio 6 da série Líder Experience, novo projeto da Zanetti Coaching sobre liderança, teve como tema “Liderança e Cidadania” e contou com a presença de Betania Tanure e Juliana Salvador, da Betania Tanure Associados.

Juliana Salvador comenta que mais do que nunca é necessário que o líder olhe pela ótica da cidadania. É um olhar além da organização, mercado e cliente para a saúde, família e sociedade. O problema é mundial, precisamos de uma nova estatura de liderança.

Betania Tanure fala que a estrutura de liderança move as organizações, move o mundo e a sociedade. São as lideranças inquietas, que buscam o bem comum, que buscam mudar incessantemente o fluxo natural.

“São elementos primordiais da liderança: busca do bem comum, senso de justiça, alto grau de exigência e autoconhecimento. Ninguém é perfeito, mas uma equipe pode ser”. 

elementos primordiais da liderança - lider experience

Neste momento da sociedade as pessoas estão com muito medo, com alto grau de incerteza o que assola suas almas. O pilar de sustentação é a causa que você tem no coração, a energia que você pode somar com as pessoas que tem causas consistentes com a sua. Cada um de nós pode mais, pode ser melhor. É uma crise que coloca em cheque o ter, o nosso modo de viver, de trabalhar, de consumir. É uma crise antropológica fundamentalmente. Cabe a nós cultivar nos corações a esperança de construir uma sociedade melhor.

A BTA desenvolveu uma pesquisa para entender os estilos de liderança no país. A conclusão é que entre gestores, líderes, dirigentes e estadistas é de que apenas 5% das lideranças são os estadistas, os que se preocupam além da organização em prol de um bem comum maior. Confira a pesquisa completa da BTA no link abaixo:

Formação de equipes para uma empresa estadista (HBR) 

Assista aos episódios da série Líder Experience clicando aqui

Outros Posts