Por Susane Zanetti 

Ambidestria organizacional e eu com isso

Este termo foi cunhado recentemente e significa que as empresas devem olhar o aqui e agora em termos de soluções para sobrevivência, mas que devem ter no radar o amanhã e a inovação, que irão garantir eficiência aos negócios. Fica fácil de entender que as empresas precisam ser hábeis nas duas direções e por isso são chamadas ambidestras.

 

Se ambidestria é a capacidade da organização para fazer a gestão do novo e do tradicional ao mesmo tempo e igualmente bem, então precisamos prestar atenção para a condição dos profissionais e líderes que fazem a gestão desta ambidestria. E quem são estas pessoas, senão cada um de nós? E é ai que você entra!

 

Colaboradores ambidestros são:

Elásticos: adaptáveis e capazes de reconfigurar atividades rapidamente para atender às novas necessidades e mudanças enfrentadas pela empresa.

Eficientes: disciplinados, alinhados e coerentes aos padrões de atividades da empresa.

Autônomos, generalistas e habilidosos para realização de multitarefas. Articulam decisões sempre levando em conta a estratégia geral.

 

Por outro lado, você pode ser ambidestro com sua carreira, olhando igualmente para as suas competências de curto prazo e para o futuro, desenvolvendo competências para o longo prazo. Pense, o que você nunca ousou tentar? E sinta-se convidado a ser ambidestro.

 

Dicas para ser um profissional ambidestro na carreira:

  • Inove, crie um plano de ação para evitar as “armadilhas do sucesso atual” e o comodismo.
  • Crie indicadores de sucesso.
  • Tenha dúvidas, elas fazem avançar e norteiam para onde queremos ir.
  • Namore com o erro e o risco, afinal errar rápido traz a capacidade de entender o erro.
  • Dê relevância para reflexões sobre o futuro, mas sempre identificando as iniciativas que farão a diferença para os resultados presentes.

 

Atualmente precisamos aprender em velocidade de crise e executar em escala. Num futuro breve o trabalho remoto e suas consequências será intencional e não emergencial, assim identifique as competências que você ainda não tem, pois sobreviver exige astúcia. Acelera ai!

 

 

*Susane Zanetti é diretora e Coach na Zanetti Coaching. Mestre em Gestão Empresarial pela FGV/EBAPE. Pós-Graduada em RH pela FAE Business School.  Graduada em Psicologia pela UFPR e Certificada em Coaching pelo ICI e Pro-Fit. Certificação em Coaching de Carreira – Integrated Coaching   Institute® (ICI). Especialização em Neurocoaching pelo NeuroLeadership Institute Brasil na Fellipelli Consultoria. Certificação no Curso de Imersão em Neurociência com Prof. Dra. Carla Tieppo.

 

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