Por Zanetti Coaching

Dicas para acabar com a autossabotagem

A autossabotagem pode ser o seu maior inimigo na criação de um projeto novo ou construção de uma meta. Mesmo inconscientemente, você provavelmente já se sabotou em algum momento da sua vida profissional ou pessoal. ⁣

Você sabe o que é autossabotagem? Autossabotagem nada mais é do que todas as atividades e atitudes forjadas que você toma sem perceber por medo de diversos fatores, entre eles a responsabilidade.

Mas como acabar com essa autossabotagem? A dica principal é: repense as suas atitudes. As ações que você toma estão sendo benéficas para a sua vida profissional e pessoal? Por conta disso, o objetivo principal desse texto é reunir algumas dicas que possam ajudar você a repensar melhor suas atitudes e deixar de lado a autossabotagem.

Confira abaixo as sugestões que a Zanetti Coaching considera importantes para alcançar objetivos de forma determinada:

1 – Crie uma estratégia para alcançar os seus objetivos

Você em algum momento já se sentiu desmotivado ou sem rumo para alcançar os seus objetivos? Ser organizado e ter os seus objetivos descritos claramente pode te ajudar. É a partir da lista de metas estabelecidas que você irá analisar e criar estratégias adequadas individualmente.

2 – Estabeleça um prazo para realizar cada objetivo/atividade

De nada adianta ter todas as suas metas e estratégias listadas sem um prazo limite para cumprir cada uma. É de extrema importância estabelecer prioridades e datas que sejam compatíveis com cada objetivo, pensando sempre no próximo passo e tendo em mente os benefícios que as metas realizadas trarão à sua vida.

3 – Determine novas ideias e aja

Quantas vezes uma ideia não deu certo? Pensar em novas ideias e agir são as atitudes principais para superar a autossabotagem. Mesmo que você não tenha uma estratégia 100% definida, ainda sim é importante tentar. Afinal, somente tentando que será possível visualizar de forma mais clara e sair da zona de conforto que a autossabotagem proporciona.

4 – Elimine frases negativas do seu dia a dia

A nossa última dica, porém tão importante quanto às outras, é: elimine as frases negativas do seu dia a dia. As frases negativas e a autossabotagem trabalham juntas! Quantas vezes você nem tentou algo pois já imaginava que não ia dar certo ou até mesmo não tinha muito esperança no projeto? É justamente por isso que eliminar os pensamentos negativos é tão importante para quem busca se livrar de vez da autossabotagem.

A autossabotagem é uma barreira que afeta muitas pessoas, podendo causar problemas graves tanto na vida profissional quanto na pessoal. É fundamental ter em mente que a autossabotagem pode vir de forma inconsciente e que se você não conseguir reverter a situação é completamente normal e saudável buscar ajuda.

Finalizamos o texto com uma frase de Bernardo Stamateas, psicólogo e autor de diversos livros de comportamento e autoajuda: “A felicidade não é algo que alcançamos, e sim conduzimos; não depende do contexto, mas de nossa determinação para superarmos as dificuldades e desfrutarmos a vida”

Recommended Posts