liderança-em-tempos-de-crise-600x490Não é nenhuma novidade que os últimos anos tem sido difíceis, em meio a crise econômica, política, e sobretudo, uma crise de valores em nossa sociedade. Em tempos de crise e mudança, seja no país, no mundo ou em si mesmo, é necessária, uma reflexão contínua, busca de novos caminhos e atitude mental voltada ao crescimento!

Liderar é sempre um desafio, que exige habilidades técnicas e comportamentais. Aqui me refiro a liderança de modo amplo, não tão somente ligada a liderar pessoas, equipes e negócios, mas também e principalmente, liderar a si mesmo e acreditar no desenvolvimento humano. Este é o maior desafio e o que dá equilíbrio para  se liderar com o bom senso necessário, seja quando as coisas vão ou não vão bem. Aqui destaco a importância da inteligência emocional e do autoconhecimento a serviço do crescimento.

A crise pode deixar um legado positivo, tudo vai depender do seu esforço pessoal e da sua capacidade de enxergar e entender que não há êxito sem luta. Tenha sempre em mente que é preciso tempo e determinação para viver situações críticas. “Não se trata de perfeição imediata. Trata-se de adquirir um conhecimento ao longo de certo tempo: enfrentar um desafio e progredir” (Carol Dweck no livro MINDSET).

É preciso acreditar na própria capacidade e na dos outros. Acreditar aqui significa que muitas vezes temos que rever nossas crenças, pois “a opinião que você adota sobre si mesmo afeta profundamente a maneira pela qual você leva sua vida” (MINDSET). A forma como você enxerga os outros é parte de seu repertório, que pode não ser o repertório dos outro. Abra sua mente!

E não menos importante esteja preparado para remanejar, mudar, opinar e se adaptar. E tenha consciência que as mudanças afetam quem está ao seu redor e que sua posição também pode estar em risco. Aja com protagonismo em relação a sua carreira, esteja aberto a inovação, seja resiliente e flexível, olhe com as lentes do crescimento. Você é responsável pelas suas escolhas e pelos resultados que poderá obter em sua vida e carreira. Cuide de VOCÊ MESMO e ajude OUTROS VOCÊS a crescerem. Este é o papel de todos nós!

Navegar num mundo sujeito a mudanças e menos estruturado é um desafio para todos os líderes, para todos os indivíduos. Vivemos tempos difíceis, mas não impossíveis! Portanto, acreditar que existem soluções, alternativas e diferentes formas de perceber é crucial. Depois da tempestade vem a bonança e dali a pouco novas tempestades! Liderar é uma arte incansável! Sempre há o que aprender, sempre há o que ensinar! Sempre podemos melhorar!

 

* Elaine Zanetti é diretora e Coach na Zanetti Coaching, Pós-Graduada em Planejamento e Gestão de Negócios pela FAE-PR,  Graduada em Psicologia pela PUC-PR e Certificada em Coaching pelo ICI.

 

 

 

Outros Posts